A Google oferece uma gama de serviços profissionais líderes na web. O Google Workspace, anteriormente chamado “G Suíte”, é a escolha preferida para muitos negócios. Uma das principais razões, é a vantagem associada ao ecossistema de apps para diversas necessidades específicas. Começando nas ferramentas de organização e produtividade, até aos serviços de processamento de linguagem e bases de dados.
No entanto, sabias que podias levar estas aplicações mais além, combinando as apps mais populares do Google entre elas, e construir fluxos de trabalho automatizados e poderosos?
Neste artigo, vamos apresentar-te algumas formas de automatizares processos específicos, relacionadas com as apps da Google, para poderes aumentar a tua produtividade. Vamos lá?
Nota: os workflows apresentados foram criados na plataforma n8n. Podes consultar toda a informação da plataforma em: https://n8n.io/ – No entanto, estes processos são igualmente adaptados a outras plataformas, como no Zapier. Alguma dúvida, contacta-nos. Boa sorte!
1) Conectar o Google Analytics e o BigQuery ao Google Sheets e ao Gmail para automatizar os teus relatórios
Para atingir os objetivos do teu negócio, e adicionalmente verificar se este está no caminho certo, é essencial monitorizar diferentes métricas. Para tal, podes criar um fluxo de trabalho que utilize o Google Analytics para obter o número de sessões no teu site, agrupadas por país, e armazenar os dados no Airtable ou Google Sheets. A partir daqui, podes expandir este fluxo ao Gmail, por exemplo, para enviar automaticamente o relatório aos intervenientes, poupando preciosos minutos do teu dia de trabalho.
2) Conectar as apps do Google Workspace para automatizar a integração de novos membros na equipa
A contratação de novos membros para a tua equipa é um momento entusiasmante. No entanto, a preparação para essa chegada pode, também, ser morosa. Mediante um processo de automação simples, é possível transformar este processo num fluxo de trabalho automatizado. Por exemplo:
- Gmail: detetar um email com o assunto “Bem-vindo…“;
- Google Workspace: Criar uma conta de utilizador;
- Google Contacts: Adicionar o utilizador aos teus contactos;
- Google Calendar: Agendar uma reunião de boas-vindas.
Como vês, combinando estas 4 apps da Google, é possível despoletar este workflow apenas com um simples email de boas-vindas, e poupar bastante tempo!
3) Conectar o Typeform ao Google Sheets e ao Google Calendar para automatizar inscrições em eventos
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