Como vimos na 1ª parte deste artigo, há imensas ferramentas de automação que podem tornar o teu eCommerce mais eficiente e orientado para o cliente. Para além disso, mostrámos-te que podes poupar muito tempo precioso, e impulsionar as tuas vendas ao automatizares muitos aspetos da tua loja online.
Agora, na segunda parte, vamos mergulhar nas várias formas de automatizar alguns processos relacionados com o teu negócio. Vamos apresentar exemplos práticos para te inspirar a adotar processos de automatização. Descobre como otimizar o teu negócio, reduzir tarefas repetitivas e melhorar a experiência do teu cliente.
Recordamos que, este artigo tem duas partes! Em ambas, vamos abordamos alguns benefícios do processo de automatização da tua loja online, sendo que:
- Na 1ª parte, vimos algumas ferramentas de automação para usares na tua loja online; e
- Na 2ª parte, diferentes formas de automatizar o teu negócio, através de casos de estudo e exemplos práticos.
Exemplos práticos de automatização
Vejamos, agora, alguns fluxos de trabalho que te ajudarão a otimizar as tuas tarefas. Neste âmbito, para conectar de forma eficiente as diferentes ferramentas, usaremos uma plataforma de automatização de fluxo de trabalho que permite criar integrações personalizadas e construir lógica sofisticada entre as ferramentas. Vamos lá?!
Nota: os workflows apresentados foram criados na plataforma n8n. Podes consultar toda a informação da plataforma em: https://n8n.io/ – No entanto, estes processos são igualmente adaptados a outras plataformas, como é o caso do Zapier. Alguma dúvida, contacta-nos. Boa sorte!
1) Automatização de processos relacionados com o Mailchimp
Embora o Mailchimp seja por si só uma ferramenta de automação, podes melhorar esta automatização ainda mais, integrando o Mailchimp com outras ferramentas. Para tal, precisarás de uma chave da API. Aqui está o processo de criação de uma chave da API no Mailchimp.
- Faz login no seu painel do Mailchimp.
- Clique no ícone de utilizador e seleciona a opção “Conta” no menu suspenso.
- Navega até a guia “Extras” e seleciona “Chaves da API” no menu suspenso.
- Clique no botão “Criar uma Chave”.
E, já está! Conseguiste gerar uma chave da API com sucesso! Agora é hora de usá-la durante os processos de integração.
A título de exemplo, imagina que queres conectar o Airtable, Google Sheets, ou outro software, para automatizar o teu processo de marketing e vendas.
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