Automatização de eCommerce (Parte 2): Formas de automatizar o teu negócio! – Exemplos Práticos

Como vimos na 1ª parte deste artigo, há imensas ferramentas de automação que podem tornar o teu eCommerce mais eficiente e orientado para o cliente. Para além disso, mostrámos-te que podes poupar muito tempo precioso, e impulsionar as tuas vendas ao automatizares muitos aspetos da tua loja online.

Agora, na segunda parte, vamos mergulhar nas várias formas de automatizar alguns processos relacionados com o teu negócio. Vamos apresentar exemplos práticos para te inspirar a adotar processos de automatização. Descobre como otimizar o teu negócio, reduzir tarefas repetitivas e melhorar a experiência do teu cliente.

Recordamos que, este artigo tem duas partes! Em ambas, vamos abordamos alguns benefícios do processo de automatização da tua loja online, sendo que:

  • Na 1ª parte, vimos algumas ferramentas de automação para usares na tua loja online; e
  • Na 2ª parte, diferentes formas de automatizar o teu negócio, através de casos de estudo e exemplos práticos.

Exemplos práticos de automatização

Vejamos, agora, alguns fluxos de trabalho que te ajudarão a otimizar as tuas tarefas. Neste âmbito, para conectar de forma eficiente as diferentes ferramentas, usaremos uma plataforma de automatização de fluxo de trabalho que permite criar integrações personalizadas e construir lógica sofisticada entre as ferramentas. Vamos lá?!

Nota: os workflows apresentados foram criados na plataforma n8n. Podes consultar toda a informação da plataforma em: https://n8n.io/ – No entanto, estes processos são igualmente adaptados a outras plataformas, como é o caso do Zapier. Alguma dúvida, contacta-nos. Boa sorte!

1) Automatização de processos relacionados com o Mailchimp

Embora o Mailchimp seja por si só uma ferramenta de automação, podes melhorar esta automatização ainda mais, integrando o Mailchimp com outras ferramentas. Para tal, precisarás de uma chave da API. Aqui está o processo de criação de uma chave da API no Mailchimp.

  • Faz login no seu painel do Mailchimp.
  • Clique no ícone de utilizador e seleciona a opção “Conta” no menu suspenso.
  • Navega até a guia “Extras” e seleciona “Chaves da API” no menu suspenso.
  • Clique no botão “Criar uma Chave”.

E, já está! Conseguiste gerar uma chave da API com sucesso! Agora é hora de usá-la durante os processos de integração.

A título de exemplo, imagina que queres conectar o Airtable, Google Sheets, ou outro software, para automatizar o teu processo de marketing e vendas.

Exemplo 1:

O conteúdo que estás a tentar aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. Para continuares a ler tens de te registar... O Registo é gratuito, e podes fazê-lo através do teu email NESTE LINK ou através da tua conta Facebook, através do seguinte botão:

Se já possuis uma conta, por favor faz aqui o teu Login.

Nota: Ao subscreveres uma conta no nosso site, estás a dar o teu consentimento para a recolha e processamento dos teus dados. Sabe mais aqui

A Paipeláine nas Redes Sociais!

Não se esqueça de visitar e subscrever o nosso Canal do YouTube, visitar-nos no Facebook, Instagram ou seguir a nossa página do LinkedIn. Esperamos por si…