“Canibalização” – Ui, mas afinal o que é isto?! Estamos habituados a ver esta palavra associada a tribos canibais escondidas nas cavernas das Ilhas Fiji ou em apocalipses zombies! 😱 Mas, no marketing digital?!
A canibalização de palavras-chave (no seu termo original “Keyword Cannibalization”) é um problema bastante comum. Por exemplo, nas lojas online, em páginas que competem entre si, pela mesma palavra-chave (keyword) ou termo de pesquisa.
Comecemos pelo problema. Analisando os vários casos que temos tido oportunidade de trabalhar, há um equívoco muito comum em pensar que – “…se eu tiver várias páginas otimizadas para a mesma keyword ou termo de pesquisa, melhor será o raking dessas páginas, e maior será a hipótese de elas serem escolhidas pelos motores de pesquisa…” – Na realidade, isto não é verdade! Em termos práticos, ao fazê-lo, é possível que obtenhas, quase sempre, o efeito contrário do desejado.
E porque é que é assim? A razão é simples. Se tiveres várias páginas otimizadas para a mesma palavra-chave ou termo de pesquisa, acabarás por estar a competir contigo próprio! Não só isso, mas também o facto de que, cada uma das páginas, acabará por ter um CTR (Click-Through-Rate) mais baixo. Por consequência, terás uma autoridade e taxas de conversão mais reduzidas.



O que é a canibalização de palavras-chave (Keyword Cannibalization)?
A canibalização de palavras-chave vai encontrar o seu nome no facto de, efetivamente, ser uma canibalização de resultados. Ou seja, estás a “consumir” os teus resultados. Isto acontece quando divides, entre duas ou mais páginas do teu site, o conteúdo, os links, o CTR e a conversão. O conteúdo que estás a tentar aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. Para continuares a ler tens de te registar... O Registo é gratuito, e podes fazê-lo através do teu email NESTE LINK ou através da tua conta Facebook, através do seguinte botão: Se já possuis uma conta, por favor faz aqui o teu Login. Nota: Ao subscreveres uma conta no nosso site, estás a dar o teu consentimento para a recolha e processamento dos teus dados. Sabe mais aquiInscreve-te no nosso site para continuares a ler...