Sentes-te frustrado com as baixas taxas de abertura e cliques nas tuas campanhas de email marketing? Achas que o teu tempo seria mais bem aproveitado se não tivesses de enviar emails manualmente? Se sim, a automatização de email marketing pode ser a solução ideal para ti.
A automatização permite-te criar emails personalizados e relevantes que são enviados automaticamente, para os teus subscritores, em momentos específicos. Isso significa que podes ganhar otimizar, bastante, o tempo investido na gestão das tuas campanhas de email.
O que é a automatização de email marketing?
A automatização de email marketing é o processo de enviar emails automaticamente para os teus subscritores, com base em regras predefinidas. Chamamos a isso, fluxos de automação – ou workflows! Obviamente, a tua plataforma de email marketing tem de ter essa funcionalidade. Isso significa que podes criar emails que são enviados automaticamente, por exemplo, quando um subscritor:
- Se inscreve na tua lista de emails;
- Faz uma compra na tua loja online (ou na tua loja física);
- Abandona o carrinho de compras;
- Clica num link num dos teus emails;
- Não abre os teus emails há um certo tempo;
- Preenche um determinado formulário;
- Entre muitas outras hipóteses.
Ideias para usar a automatização de email marketing… e alguns exemplos práticos (que podes copiar)
1) Transformar Leads em Subscritores
Criar um email de boas-vindas que seja enviado automaticamente para novos subscritores, é um bom exemplo, simples, de automação. Este email deve agradecer as pessoas por se inscreverem na tua lista e oferecer-lhes um incentivo para comprarem ou subscreverem um serviço teu. Aqui ficam alguns exemplos:
Email de boas-vindas: Agradecer ao subscritor por se inscrever e oferecer um incentivo para comprar ou subscrever um serviço (desconto, oferta, entrega grátis):
Assunto: Bem-vindo à [Nome da tua empresa]!
Olá [Nome do subscritor],
Obrigado por te inscreveres na nossa lista de emails!
Para te dar as boas-vindas, oferecemos-te um desconto de 10% na tua primeira compra. Basta usares o código WELCOME10 no checkout.
Também queremos oferecer-te um ebook gratuito com dicas para [tema relevante para o teu negócio]. Podes descarregá-lo aqui: [link para o ebook].
Esperamos que tenhas uma ótima experiência connosco!
Atenciosamente,
A equipa da [Nome da tua empresa]
Série de emails educativos: Envia uma série de emails com informações relevantes sobre os teus produtos ou serviços:
Assunto: 3 dicas para [tema relevante para o teu negócio]
Olá [Nome do subscritor],
No nosso último email, oferecemos-te um ebook gratuito com dicas para [tema relevante para o teu negócio]. Neste email, vamos dar-te 3 dicas para [tema relevante para o teu negócio].
[Dica 1]
[Dica 2]
[Dica 3]
Esperamos que estas dicas sejam-te úteis!
No próximo email, vamos falar sobre [tema do próximo email].
Atenciosamente,
A equipa da [Nome da tua empresa]



2) Segmentar subscritores em diferentes listas de email
Segmentar os teus subscritores com base nos seus interesses, comportamento ou dados demográficos, é essencial – “Enviar o email certo, na altura certa, à pessoa certa!” – Isso permite-te enviar emails mais relevantes e direcionados, o que pode aumentar as tuas taxas de abertura e cliques. Aqui ficam alguns exemplos de segmentação:
Comportamento: Segmenta os teus subscritores com base nas suas ações, como compras, cliques em links, etc. Por exemplo, podes criar uma lista para subscritores que compraram um determinado produto e enviar-lhes emails com ofertas para produtos semelhantes.
Interesses: Segmenta os subscritores com base nos seus interesses, como os produtos que visualizaram ou os conteúdos que consumiram. Por exemplo, podes criar uma lista para subscritores que visualizaram um determinado produto e enviar-lhes emails com ofertas para esse produto.
Dados demográficos: Segmenta os subscritores com base na sua idade, sexo, localização, etc. Por exemplo: se segmentares os teus utilizadores pela data de aniversário, consegues enviar-lhe emails promocionais, numa altura que é bastante propicia ao consumo.
3) Enviar follow-ups personalizados após ações específicas
Envia emails de follow-up personalizados para subscritores que abandonaram o seu carrinho de compras ou que não abriram os teus emails há um certo tempo. Vamos ver alguns exemplos?
Carrinho abandonado: Envia um email de lembrete para os subscritores que abandonaram o seu carrinho de compras: O conteúdo que estás a tentar aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. Para continuares a ler tens de te registar... O Registo é gratuito, e podes fazê-lo através do teu email NESTE LINK ou através da tua conta Facebook, através do seguinte botão: Se já possuis uma conta, por favor faz aqui o teu Login. Nota: Ao subscreveres uma conta no nosso site, estás a dar o teu consentimento para a recolha e processamento dos teus dados. Sabe mais aquiInscreve-te no nosso site para continuares a ler...