O futuro do Email Marketing: Conhece as mudanças na política de contas inativas da Google

Num mundo onde a comunicação digital é essencial, o email marketing continua a ser uma ferramenta vital para as empresas. Nomeadamente, para se conectarem com o seu público, mas também para automatizarem vários processos comerciais, que usam o email.

Contudo, uma recente atualização da política da Google, trouxe ondas de mudança ao email marketing.

A partir de 1 de dezembro, a Google irá começar a implementar uma alteração significativa na sua Política de Contas Inativas, com o objetivo de reforçar a segurança da rede ao eliminar contas que estão inativas há dois anos.

Compreendendo a política de contas inativas da Google

De acordo com a Google, uma conta inativa é: “…aquela que não foi utilizada durante um período de dois anos. Para garantir transparência, os utilizadores com contas inativas receberão uma notificação por email antes das suas contas serem eliminadas.

Embora esta mudança tenha como foco reforçar a segurança global, as implicações para quem usa o email marketing são dignas de nota.

O impacto nas campanhas de Email Marketing

Para quem depende de campanhas de email, as implicações da mudança de política da Google são significativas. A probabilidade de contactos passarem para o estado inativo, pode levar bastantes emails a ressaltarem (taxas de Bounce altas), reduzindo as aberturas e, potencialmente, prejudicando a reputação do remetente. Assim, deves:

1. Priorizar a higiene das tuas Listas: Limpar regularmente as tuas listas de email é mais crucial do que nunca. Por exemplo, pensa em remover contactos que não interagiram com os últimos 10-15 emails para manter uma base de subscritores ativa e saudável.

2. Utilizar ferramentas de verificação de email: Aproveita as ferramentas de verificação de email (como a disponibilizada pelo Elastic Email) para identificar e eliminar emails inválidos, e garantir que os emails cheguem a utilizadores genuínos e ativos.

3. Segmentação para endereços Gmail: Considera criar um segmento específico para endereços Gmail, que não tenham mostrado atividade nos últimos 24 meses. Embora a remoção seja recomendada, podes também tentar uma campanha de reengajamento. Se não houver resposta ou ocorrer um bounce, é aconselhável que removas esses contactos prontamente.

4. Cuidado com listas de contactos compradas: De sublinhar que a compra de listas de contactos, não só viola o GDPR, mas também a política de muitas plataformas de email marketing (Elastic Email, Mailchimp, Mautic, Brevo, etc.). Mantém a conformidade com os regulamentos e construi as tuas listas de email organicamente, para promover o envolvimento genuíno.

À medida que a Google reforça o controlo sobre as contas inativas, nomeadamente, para fortalecer a segurança, o email marketing deve ser adaptado. Priorizar a higiene das listas, utilizar ferramentas de verificação e ter atenção a segmentos específicos pode ajudar a manter a capacidade de entrega e a reputação do remetente.

Num mundo onde a comunicação digital é fundamental, estar atualizado sobre as políticas da plataforma é crucial para uma campanha de email marketing bem-sucedida. Se precisares de ajuda, já sabes… contacta-nos!

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