Sabias que as imagens também têm impacto no SEO do teu site? Aqui ficam 6 dicas para obteres (mais) resultados!

Por esta altura provavelmente já sabes o que é SEO (Search Engine Optimization), mas caso precises de refrescar a memória, deixamos-te aqui alguns artigos sobre o tema.

O que provavelmente não sabias, é que para o teu site obter um desempenho ideal, também é necessário trabalhares o SEO das imagens.

Neste artigo, explicamos-te o impacto das imagens no SEO do set site, e damos-te 6 dicas para as otimizares. Vamos a isso?

O que é SEO de imagens?

As imagens fazem muito mais do que tornar o teu site mais atrativo visualmente, dividindo o teu conteúdo em “secções” e ilustrando o tema apresentado. Para além disso, as imagens também têm um impacto significativo na performance do site.

Quando o processo é feito corretamente, as páginas do site terão melhores resultados, nomeadamente de acessos orgânicos, provenientes de pesquisas. Isto porque, ter imagens otimizadas, contribui para que estas apareçam nos resultados de pesquisas de “imagens”, trazendo novas visitas ao teu site.

Aqui ficam as 6 dicas para otimizares as tuas imagens, e obteres os melhores resultados orgânicos possíveis!

Dica #1 – Dá nomes descritivos aos teus ficheiros de imagem.

Como referimos à instantes, uma imagem com um bom SEO tem maiores probabilidades de aparecerem nos resultados de pesquisa. Por exemplo, com um bom nome descritivo, estes motores, conseguem entender a informação da imagem, tornando o processo ainda mais simples.

As fotos que tiras com uma qualquer camara, por norma, são criadas com nomes do género “IMG123.jpg”. Como podes ver, este nome não dá informação nenhuma sobre o conteúdo da imagem.

Imaginemos que a foto mostra uma praia à noite, se a foto tiver o nome “praia.jpg” é demasiado genérica, mas, por exemplo “praia-noite-portugal.jpg”, já é bastante mais específica. Com estes dados, os motores de pesquisa conseguem mais facilmente indexar a informação, apresentando a imagem em resultados mais específicos.

Dica #2 – Usa dimensões e tamanho corretos.

Como já referimos noutros conteúdos, os motores de pesquisa analisam a velocidade dos sites. Assim, se tiveres imagens com um tamanho muito grande, para além do espaço desnecessário que vão ocupar no teu servidor, estas vão demorar mais tempo a carregar. Ao criares as imagens tem sempre este fator em conta.

Em alternativa, por exemplo, podes instalar um plugin de compressão de imagens no teu site. Desta forma, quando as carregares para o mesmo, estas serão comprimidas automaticamente.

Além disso, as imagens também devem ter as dimensões mais adequadas aos conteúdos e aos modelos de páginas do teu site. Não é necessário ter uma imagem em 3000x3000px, se no teu site a vais apresentar em 300x300px. Além de reduzires as dimensões, desta forma, irás também reduzir o tamanho que a imagem ocupa.

Dica #3 – Usa imagens no contexto adequado.

Outro fator que ajuda a perceber a informação das tuas imagens, é o contexto em que estas são apresentadas. Deves usar imagens sempre nos sítios relevantes e contextualizadas no teu conteúdo.

Por exemplo, imagina que estavas a escrever um artigo sobre as melhores praias de Portugal, nesse caso não faz sentido que mostres imagens de sítios que não sejam em Portugal. Certo?!

Caso queiras, para contextualizar ainda mais, podes sempre escrever uma legenda nas imagens.

Dica #4 – Adiciona “Alt Text” a todas as tuas imagens.

O “Alt Text” é talvez um dos componentes mais importantes do SEO de imagens, e também o mais desconhecido ou descurado.

O conteúdo que estás a tentar aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. Para continuares a ler tens de te registar... O Registo é gratuito, e podes fazê-lo através do teu email NESTE LINK ou através da tua conta Facebook, através do seguinte botão:

Se já possuis uma conta, por favor faz aqui o teu Login.

Nota: Ao subscreveres uma conta no nosso site, estás a dar o teu consentimento para a recolha e processamento dos teus dados. Sabe mais aqui

A Paipeláine nas Redes Sociais!

Não se esqueça de visitar e subscrever o nosso Canal do YouTube, visitar-nos no Facebook, Instagram ou seguir a nossa página do LinkedIn. Esperamos por si…