Nos últimos anos, o marketing digital tem passado por uma evolução significativa, muito impulsionada pela rápida transformação tecnológica. A verdade é que as empresas têm adotado estratégias digitais mais avançadas, essenciais para se poderem destacar num cenário cada vez mais competitivo e saturado. Alguns de nós, até, mudámos o foco das nossas estratégias, levando-as além da “venda”, da “notoriedade” e da “referência”!
Aproveitando as principais evoluções tecnológicas, muitos negócios estão também, agora, focados na automatização de processos, relacionados com o departamento de vendas e de marketing. Mas, ainda existe mais para além disso! A questão que se coloca é: como é que a tecnologia pode, de alguma forma, ajudar-nos a atingir os nossos objetivos.
Com isto, neste artigo – sim… bastante clichê para esta época do ano -, vamos explorar algumas das principais tendências do marketing digital com uma vertente mais tecnológica e analisaremos a sua relevância no cenário atual. Preparado?
1) Automatização
Como seria de esperar, começamos pela automatização. Uma das tendências cada vez mais importantes. Muitas empresas podem, de facto, automatizar tarefas repetitivas e manuais, tais como o envio de e-mails segmentados, atualização de redes sociais, gestão de campanhas publicitárias e, até, follow-ups comercias.
A automatização simplifica processos e permite uma maior eficiência operacional, permitindo que os profissionais de marketing e de vendas se concentrem em tarefas estratégicas e criativas.
2) Inteligência Artificial (IA)
A “IA” têm sido uma palavra bastante usada nos últimos tempos. No entanto, a verdade é que as ferramentas por IA são fundamentais para as estratégias de marketing digital, já há muito tempo (bem antes de este boom da atualidade… acreditem!).
Com o poder do processamento de dados e análise avançada, as empresas podem obter insights acionáveis sobre o comportamento do consumidor, permitindo uma segmentação mais personalizada e a entrega de experiências altamente relevantes.
Além disso, chatbots e assistentes virtuais impulsionados pela IA ajudam a melhorar o atendimento ao cliente e a automatizar processos. Tudo isto, para proporcionar uma experiência mais eficiente e conveniente.
3) Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)
A RA e a RV estão a mudar como as empresas interagem com os consumidores. Através do uso de aplicativos móveis e dispositivos de RV, as empresas podem criar experiências imersivas que permitem aos consumidores experimentar produtos e serviços de forma virtual.
A IKEA, por exemplo, faz bastante bem uso desta tecnologia! Mediante uma app de realidade aumentada, o consumidor pode testar mobílias na sua casa e recriar versões tridimensionais para ajustar tudo num ambiente virtual.
4) Big Data e Análise Preditiva
Com a enorme quantidade de dados gerados todos os dias, as empresas estão cada vez mais focadas no uso desta informação para obter insights que possam direcionar as suas estratégias de marketing. A análise preditiva permite prever comportamentos futuros do consumidor, antecipar demandas e adaptar as campanhas de marketing de acordo.
O uso de plataformas de análise de dados – tais como a tableau.com – permite que as empresas personalizem as suas mensagens e ofertas com base nas preferências individuais dos consumidores, melhorando, assim, a eficácia das campanhas.
O marketing digital continua a evoluir, impulsionado pelas tendências tecnológicas emergentes. À medida que as empresas procuram adaptar-se a um ambiente mais competitivo do que nunca, é essencial acompanharem essas tendências e aproveitem o poder da tecnologia para impulsionar as suas estratégias de marketing.
Espero que esse artigo tenha sido útil e tenha fornecido uma análise crítica das principais tendências no marketing digital com uma vertente mais tecnológica. Se tiveres alguma dúvida, estamos à disposição para ajudar.