Sabes realmente qual é a diferença entre o Marketing e a Publicidade? Embora estes dois termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles têm significados diferentes. À primeira vista, até podem parecer sinónimos, mas, na verdade, têm funções e objetivos distintos.
Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre Marketing e Publicidade. Vais aprender mais sobre estes conceitos, e vamos mostrar-te como um, em consequência do outro, pode ajudar-te a crescer.
O que é “Marketing”?
Antes de mais, faz mais sentido começarmos por explicar o que é o Marketing: um conjunto de estratégias que visam identificar as necessidades e desejos dos consumidores, a partir de produtos, serviços ou soluções que atendem às suas necessidades.
É um processo que envolve análise do mercado, segmentação de público-alvo, criação de estratégias, pesquisas de mercado, entre outras atividades. E, uma abordagem mais ampla e abrangente, que procura criar um relacionamento duradouro com o cliente.
O que é “Publicidade”?
Por outro lado, a Publicidade é uma parte do Marketing! Digamos que é uma ferramenta usada no Marketing. Por isso que explicámos, primeiro, o que é o Marketing.
A Publicidade concentra-se na comunicação do produto ou serviço ao público-alvo. Ela é responsável por promovê-los por meio de anúncios pagos em diferentes canais de comunicação, como televisão, rádio, jornais, revistas, internet e outdoors. Estes anúncios, campanhas e outras ações têm o objetivo de atrair a atenção, despertar o interesse e influenciar o público a tomar uma ação específica, como comprar um produto.
Principais características que separam o “Marketing” da “Publicidade”
Escopo: O Marketing abrange um conjunto de estratégias, enquanto a Publicidade é uma estratégia específica dentro do Marketing.
Objetivo: O Marketing procura entender e atender às necessidades do consumidor, enquanto a Publicidade visa promover e comunicar a mensagem do produto ou serviço.
Abordagem: O Marketing envolve atividades como pesquisa, segmentação e análise de mercado, enquanto a Publicidade foca em criar anúncios e campanhas para alcançar o público-alvo.
Tempo: O Marketing é uma atividade contínua e de longo prazo, enquanto a Publicidade é mais imediata e pode ter uma duração específica.
Alcance: O Marketing envolve o relacionamento e interação com o cliente em várias etapas do processo de compra, enquanto a Publicidade se concentra em atrair a atenção antes da decisão de compra.
Vantagens do “Marketing” em relação à “Publicidade”Inscreve-te no nosso site para continuares a ler...
O conteúdo que estás a tentar aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. Para continuares a ler tens de te registar... O Registo é gratuito, e podes fazê-lo através do teu email NESTE LINK ou através da tua conta Facebook, através do seguinte botão:
Se já possuis uma conta, por favor faz aqui o teu Login.
Nota: Ao subscreveres uma conta no nosso site, estás a dar o teu consentimento para a recolha e processamento dos teus dados. Sabe mais aqui
Inscreve-te no nosso site para continuares a ler...
O conteúdo que estás a tentar aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. Para continuares a ler tens de te registar... O Registo é gratuito, e podes fazê-lo através do teu email NESTE LINK ou através da tua conta Facebook, através do seguinte botão:
Se já possuis uma conta, por favor faz aqui o teu Login.
Nota: Ao subscreveres uma conta no nosso site, estás a dar o teu consentimento para a recolha e processamento dos teus dados. Sabe mais aqui