Uma estratégia de marketing é essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio. No entanto, isso não te impede de acabar por cair em armadilhas comuns que comprometem o desempenho das campanhas. Esses erros não são só apenas consequência da falta de experiência, mas também de processos mal estruturados, falta de clareza nas metas e até (numa grande maioria das vezes) de uma má comunicação interna.
Estes são fatores que podem levar a vários problemas. Nomeadamente, a confusão na comunicação com os clientes, desperdício de recursos e uma incapacidade de atingir os teus objetivos comerciais. A boa notícia: Estes erros comuns, ou “armadilhas”, podem ser evitados!
Neste artigo, vamos abordar os erros mais frequentes, e oferecer algumas soluções práticas para que possas superá-los. Cada um destes pontos é essencial para garantir que o teu marketing está alinhado com os objetivos da tua empresa, e que atendes às expectativas do público-alvo, assegurando o sucesso a longo prazo.
Erro #1 – Falta de clareza

Um dos maiores erros que se pode cometer numa estratégia de marketing, é não ter uma visão clara. Sem uma direção bem definida, torna-se difícil alinhar as ações de marketing com os objetivos gerais da empresa.
Já imaginaste lançar uma campanha sem definir claramente, por exemplo, o seu público-alvo. Qual seria o resultado? Obviamente, um marketing disperso que não atinge o impacto esperado.
Primeiro, define uma visão específica para o teu negócio. Depois, assegura-te que todos na tua equipa a entendem. Experimenta utilizar a nossa metodologia EPAA (estratégia, produção, alcance e análise) para garantir que todos os esforços de marketing estejam alinhados com os objetivos da empresa.
Erro #2 – Complexidade excessiva

Às vezes, na tentativa de criar algo inovador, uma estratégia pode tornar-se demasiado complexa, dificultando a sua execução. Um plano com demasiadas etapas e processos pode sobrecarregar a equipa e gerar confusão.
Querer o mundo, e criar uma campanha de marketing com múltiplos canais e processos, mas sem a devida coordenação entre eles, pode resultar em mensagens incoerentes e confusas para os clientes.
Mantém a simplicidade. Foca-te no essencial e naquilo que tu e a tua equipa conseguem alcançar. É preferível fazeres uma coisa bem feita, do que muitas mal feitas. Assegura-te que as tuas campanhas são diretas e fáceis de executar. Assim como o ótimo é o inimigo do bom, a complexidade pode ser o inimigo da eficiência.
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