Email Marketing: Um guia completo para o sucesso das tuas campanhas!

O Email Marketing é uma das ferramentas mais poderosas que podes usar no marketing digital. No entanto, cometer erros pode ser custoso e prejudicial para a tua reputação. Uma vez o email enviado, corrigir ou esclarecer erros pode diluir o impacto da tua campanha e aumentar a taxa de rejeição da mesma.

Para evitar isso, criámos uma checklist para ajudar-te a enviar o email certo, à pessoa certa, na altura certa, sem erros e com formatação perfeita para todos os dispositivos. Vamos lá?!

1)  Construindo a tua lista de emails

A segmentação é a palavra de ordem! Constrói as tuas listas de emails com as informações relevantes sobre os teus clientes. Pessoas que já estão interessadas nos teu produtos/serviços, clientes atuais, potenciais clientes ou pessoas que confiam na tua empresa, podem ser formas relevantes de segmentação. Podes criar listas a partir de clientes existentes ou criar campanhas para captar novos endereços de email. Uma das melhores formas de captar novos emails, é oferecer benefícios em troca do email, como descontos, recursos gratuitos, treinamentos, guias, cursos online, eBooks, etc…

2) Linhas de assunto chamativas

A linha de assunto é o principal título do seu email. Os assinantes decidirão se abrem ou não o teu email com base neste pequeno pedaço de texto. Certifica-te de que o assunto do teu email é chamativo, personalizado e que não pareça muito promocional (as pessoas estão cansadas de emails promocionais/publicidade). Considera também o uso de emojis na linha de assunto. Realiza testes A/B para descobrir quais os assuntos que têm as melhores taxas de abertura, e de eficiência (cliques/aberturas).

3) Personaliza o conteúdo do email

Outro aspeto importante, é escrever os emails de maneira que sejam de fácil perceção, para que sejam interpretados o mais rapidamente possível. Acerta o tom e personaliza o conteúdo para cada lista que criaste anteriormente. Considera sempre oferecer valor ao destinatário, e faz com que teus assinantes sintam que precisam ler todo email, ou de visitar alguma página web que identifiques no email. Lembra-te: a personalização aumenta, sempre, esta taxa de interação com os teus emails.

4) Design amigável para dispositivos móveis

Muitas das pessoas, senão a maioria, abrirão os teus emails no telefone. Certificate que os teus emails são legíveis em dispositivos móveis. Nós, essencialmente, recomendamos que evites o uso de Templates em HTML complicados. Gostamos mais do simples email em texto! Sim, é verdade! Experimenta, e diz-nos se a tua taxa de interação não aumento… Isto porque, apesar de serem “bonitos”, na maioria das vezes, estes emails são imediatamente identificados como campanhas promocionais e, lembras-te do que escrevemos há instantes, – “as pessoas estão cansadas de emails promocionais/publicidade”. Assim, a nossa recomendação é “Keep It Simple”!

5) Chamada para Ação (CTA)

A chamada de ação, o tal CTA, é nada mais nada menos do que um link… um link! Basicamente, é o que leva os teus assinantes a agir; a sair do email, para serem direcionados para o teu site, a tua loja online, o teu curso online, a tua Landing Page, o que seja! É a parte mais importante do corpo do email, pois trata-se do momento em que o teu contacto converte (ou quando ele mostra o interesse em converter). Lembra-te de incluir sempre uma chamada para ação, mesmo que seja um email de boas-vindas. Repete o CTA várias vezes ao longo do email, destacando o valor e incentivando a conversão.

6) Verifica erros de gramática e ortografia

Não te esqueças de verificar várias vezes o teu email por erros de gramática ou ortográficos. Um dos maiores inimigos de um email, é ele estar mal escrito. Erros ortográficos afastam as pessoas não só do teu email, como da tua Marca. Utiliza, por exemplo, o Grammarly para verificar erros de gramática e ortografia no texto do teu email antes de enviá-lo.

7) Verifique o email na web e em dispositivos móveis

Envie um teste do teu email para ti mesmo! Verifique se a linha de assunto do email não está sendo cortada, ou que o texto de pré-visualização do email não inclui nomes esquisitos. Verifica também se a formatação, fonte, tamanho e cor do email estão corretas; que as imagens carregam corretamente e que têm as dimensões adequadas. Faz isto tanto no teu computador, como no teu smartphone! Para além disso, é sempre bom testar o nível de SPAM dos teus emails. Para tal, podes sempre usar esta ferramenta: https://www.mail-tester.com/ – através de um email aleatório, para onde envias uma cópia do email que acabaste de criar, ele vai dizer-te o que está mal, e o que deves melhorar para alcançares a caixa de entrada dos remetentes.

Cometer erros é comum, mas se seguires todos estes passos, poderás aumentar a eficiência dos teus emails. Com atenção aos detalhes e revisões cuidadosas, estarás no caminho certo para o sucesso das tuas campanhas de Email Marketing. Se precisares de ajuda, já sabes… contacta-nos!