Marketing Digital: Sabes a resposta a estas 3 perguntas?

O Marketing Digital é uma área que causa muitas dúvidas nas empresas. O nosso objetivo, através dos artigos que publicamos regularmente, é desmistificar vários conceitos relacionados com o marketing digital, evitando termos técnicos e simplificando o vocabulário. No entanto, existem sempre aquelas dúvidas que parece que nunca vês respondidas.

Neste tempo de atividade como empresa, assim como na experiência profissional individual de cada elemento da equipa, têm-nos feito várias perguntas relacionadas com o assunto e, acredites ou não, algumas são bastante frequentes. Assim, decidimos reunir essas mesmas perguntas, categorizá-las e responder às mesmas.

Estas são as questões mais elementares que nos fazem, mas se quiseres ver outro assunto aprofundado, envia-nos a tua sugestão!

Gerir Redes Sociais é fazer Marketing Digital?

Esta pergunta seria equivalente a perguntar “Ter um outdoor é fazer marketing?”. Neste caso, o outdoor é um meio físico de publicidade, assim como as redes sociais são um meio digital.

O Marketing Digital, de forma geral, é tudo o que o Marketing tradicional trabalha, mas no universo “online”. Uma boa estratégia de Marketing Digital deve envolver um conjunto de ferramentas e canais digitais que se enquadrem com a empresa ou o produto a divulgar. Obviamente, uma boa estratégia de marketing digital requer um uso das redes sociais. No entanto, trabalhar só as redes sociais, apesar de importante, não é por si só suficiente.

Ter um website significa fazer marketing digital?

No seguimento da questão anterior, ter apenas um website não significa que trabalhes o teu marketing digital. Ter um website com as tuas informações estáticas durante anos, é igual a ter um cartão de visitas guardado no bolso!

Um website permite-te estar presente no universo digital, mas se não o dinamizares, com conteúdo constante, relevante e de valor… não estás verdadeiramente a usufruir desta ferramenta de marketing digital. No final, não estás a atrair público novo nem a convertê-lo em novos clientes.

O que faz um Marketeer Digital?

Os profissionais de Marketing Digital têm variadas funções. Categorizando, um Marketeer Digital pode:

  • Desenvolver e auditar estratégias de marketing digital.
  • Otimizar diferentes aspetos de um website (normalmente, relacionados com SEO).
  • Desenvolver campanhas e gerir diferentes redes sociais.
  • Analisar os rankings dos motores de pesquisa e trabalhar consoante os seus algoritmos (estamos a falar de SEO e SEM).
  • Elaborar campanhas de email marketing e sms marketing.
  • Fazer campanhas publicitárias online (anúncios pagos).
  • Dinamizar o website da sua empresa com criação de conteúdo.
  • Analisar métricas e elaborar relatórios de resultados e adaptar estratégias.

Não viste a tua questão respondida neste tópico, envia-nos aqui uma mensagem e teremos todo o gosto em responder-te. Até breve…

Leave a Comment

Cookies & Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para garantir que obtenha uma melhor experiência de navegação. Aceda aqui para mais informações.