Como é que o Email te pode ajudar a vender mais e melhor?

Email marketing e SEO! Dois canais de Marketing Digital que podem parecer distantes um do outro, mas acredita que têm vários aspetos em comum. Aliás, um até pode valorizar consideravelmente o outro, levando a que ambos formem uma combinação bastante relevante.

Como já referi algumas vezes, nenhum canal de Marketing Digital deve ser trabalhado de forma única. É a conectividade entre os vários canais (SEO, Email Marketing, Advertising, SMS Marketing, Marketing de Conteúdo, entre outros) que permite que a tua estratégia de Marketing Digital tenha sucesso. Devemos aproveitar as vantagens que cada um destes canais de comunicação nos traz. Já experimentaste a metodologia EPAA?

Quando falamos da relação entre o Email Marketing e o SEO, e o impacto que um tem no outro, este pode não parecer imediatamente óbvio. Mas, não quer dizer que esta ligação não exista, e que um não possa beneficiar com o outro.

Direcionar tráfego qualificado para o teu site com o Email!

Um dos benefícios, do Email Marketing, é a capacidade que este tem de encaminhar tráfego qualificado para o teu site. Um dos principais fatores que influenciam diretamente o SEO, e as tuas vendas.

“O Email Marketing permite encaminhar tráfego qualificado para o teu site.” –  O que quero dizer com isto?! – Ora… se respeitarmos as boas práticas do Email Marketing, ou seja, enviar o email certo, à pessoa certa, na altura certa, estamos a garantir que atraímos pessoas que vão dar valor ao conteúdo que estamos a enviar! Por exemplo…

“Eu tenho uma loja online que vende, entre outros produtos alimentares, barras de chocolate orgânico para culinária. É um produto com bastante sucesso!

Também escrevo, regularmente, alguns artigos onde partilho algumas receitas que acho interessantes. O último artigo que escrevi foi sobre uma receita de bolo de chocolate com morangos!

Como tenho um segmento automatizado, na minha plataforma de Email Marketing, com todas as pessoas que já comprar as barras de chocolate orgânico, decidi fazer uma campanha de Email Marketing. Vou partilhar esta nova receita com essas pessoas e, porque não, aproveito para oferecer 10% de desconto na próxima compra do chocolate orgânico. Posteriormente, vou ainda criar um worflow, nesta plataforma, para que, sempre outra pessoa se inclua neste segmento, receba a campanha, automaticamente.”

Como podemos ver, este exemplo retrata um processo de automação de Email Marketing. Permite atrair pessoas qualificadas para um respetivo site (neste caso, uma loja online) e, se a pessoa já comprou uma barra de chocolate orgânico para culinária, ou se acabou de a comprar, muito possivelmente, também terá interesse em receitas com este produto! Bem… fiquei com vontade de uma fatia de bolo de chocolate! 😃

O Email Marketing também traz interação qualificada!

Outra vantagem do Email Marketing, muito relacionada com o ponto anterior, é o facto de contribuir para a otimização da Click Through Rate e do Bounce Rate do teu site. Dois aspetos que, também, tem um impacto direto no SEO.

Relembrando:

  • Click Through Rate – Retrata o número de pessoas que entram num site e navegam por várias páginas;
  • Bounce Rate – traduz a rejeição que os visitantes têm para com o teu site. Ou seja, se um visitante entra no teu site e sai deste quase imediatamente, isso conta como uma rejeição.

Se com o Email Marketing podemos atrair tráfego qualificado, é mais provável que tenhamos uma maior taxa de Click Through e uma menor de Bounce. Algo que, por exemplo, e apesar de também ser importante, não acontece com o tráfego orgânico. Porquê?! Ora, é simples!

O que acontece com o tráfego orgânico é que, por exemplo, entramos num site porque achamos que o seu conteúdo vai ser relevante para nós, mas afinal não o é! Algo que, de certeza, que já aconteceu contigo, certo?

Já com o Email Marketing, uma vez que enviamos conteúdo relevante para a pessoa do outro lado, essa probabilidade é muito baixa. Se a pessoa clicar no link do email, é porque tem, efetivamente, interesse no conteúdo. Lá está: O email certo, à pessoa certa, na altura certa! Nunca se esqueça disto, não gostamos nem queremos contribuir para o SPAM. Para além disso, tenha em conta assuntos tais como: segmentação, personalização, privacidade, políticas e RGPD – valem uma pesquisa e estudo antes de se dedicar a este canal.

Analisa e melhora as tuas campanhas de Email Marketing de forma continua

Mais relacionado com a eficácia das tuas campanhas de email Marketing, é importante que tenhas uma plataforma que te dê a possibilidade de analisar dados, e que estes permitam otimizar este canal de comunicação. É esta análise que te vai permitir perceber se as tuas campanhas estão, efetivamente, a funcionar ou não.

Existem inúmeros dados que podem ser analisados, mas muitas das vezes uma simples análise de emails envidos, abertos, e clicados, pode ser o deficiente. A relação entre eles, pode te dar acesso a uma taxa de abertura, de cliques e, a mais importante, de eficiência.

O caminho para uma estratégia de Marketing Digital de sucesso passa, obviamente, pela conectividade eficaz entre todos os canais de comunicação à tua disposição. Analisa-os de uma forma detalhada, e percebe de que forma estes comunicam entre si. Este, pode ser o ponto que te falta. Fica aqui a dica… potencie a tua estratégia de Marketing Digital com o Email Marketing e, caso necessites, estamos aqui para te ajudar!

Até já!

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